20 de abril de 2009

Vitória! Moradores da ocupação do Ulysses Guimarães poderão ficar


O fantasma do despejo não assombra mais as 120 famílias que vivem em uma ocupação no bairro Ulysses Guimarães, entre os loteamentos Loureiro e Juquiá, zona Sul de Joinville. As famílias eram ameaçadas de despejo pela Secretaria Municipal de Habitação, comandada por Alsione Gomes de Oliveira Filho (PDT).

A decisão foi anunciada após uma audiência na última segunda-feira, entre o secretário, moradores da ocupação, militantes do PSOL, Centro de Direitos Humanos, Associação de Moradores do Adhemar Garcia, vereador Adilson Mariano (PT), entre outros.

A audiência só ocorreu por conta de um confronto entre Polícia Militar e moradores. A PM estava lá para apoiar a derrubada dos barracos. Os moradores resistiram ao ataque, formando um cordão humano para impedir o trabalho dos fiscais da Secretaria de Habitação. Os PMs chegaram a utilizar spray de pimenta e balas de festim.

Agora, após pressão popular, os moradores poderão ficar. Além disso, serão inscritos no programa habitacional da prefeitura. A fila registrada atualmente é de 13 mil pessoas, sendo que algumas já esperam uma casa há mais de 10 anos.

Outro avanço conquistado nas negociações foi o acompanhamento da ocupação pela Secretaria de Assistência Social. Mesmo assim, a Habitação fez algumas restrições. Moradores não podem reformar os barracos, nem construir banheiros nas casas. Só serão aceitas reformas com aval da Assistência Social.

Publicado: http://psoljoinville.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário